Entendendo Gama de Cores

Podemos definir como Gama ou Gamut, qualquer frequência ou conjunto de cores existentes. Existe a gama de cores que nossos olhos conseguem enxergar, a gama que nossas câmeras conseguem registrar, outra que nossos monitores conseguem exibir e outra que as impressoras conseguem imprimir em RGB ou CMYK.

Cada uma delas tem suas limitações pelos processos que utilizam para reproduzir as cores.

Tendo como base a visão humana, criei um gráfico que mostra a representação de cada um desses processos, um comparativo visual para entendermos melhor.

O gráfico abaixo representa a gama total de cores que a visão humana consegue enxergar. Baseado nela, podemos ver o quanto cada mecanismo captura ou mostra seus respectivos espectros de gama.

gama-de-cores

Observe a foto abaixo. Quando capturei esta imagem na histórica cidade de Roma, meus olhos estavam maravilhados com a beleza e complexidade das cores do céu e da própria cidade. Uma riqueza de tons que só pessoalmente para vislumbrar toda sua plenitude. Ao tirar a foto, minha câmera já registrou o momento com uma perda de gama de cores, ao abrir no computador, meu monitor representa com uma perda ainda maior e, ao imprimi-la, já estava longe de ser aquilo que vi pessoalmente. Mas é claro que fiz o teste mostrando o impresso em CMYK para pessoas que não estavam lá, e todas acharam a imagem muito bonita, mesmo em sua menor gama de cores.

 by Renato Gomes

by Renato Gomes

No caso dos monitores, quando trabalhamos com fotografia não podemos economizar. A diferença de um monitor profissional para um monitor comum é bem grande e isso ajuda muito no tratamento das imagens, mesmo que no final você vá imprimi-las.

Apesar de toda a grandeza de cores que conseguimos enxergar, ainda vemos muito pouco perto de todo o espectro de frequência existente. Veja nas tabelas abaixo quão pouco vemos de todo nosso mundo.

 Espectro eletromagnético completo, by Wikipédia.

Espectro eletromagnético completo, by Wikipédia.

 Imagem salva a alguns anos, não consegui achar mais a fonte.

Imagem salva a alguns anos, não consegui achar mais a fonte.

Não podemos separar as cores de suas frequências. Assim como o som se propaga por vibrações, as cores também chegam aos nossos olhos por vibrações denominadas de frequência. Cada cor tem uma frequência. Abaixo segue uma imagem que mostra duas frequências diferentes, altas e baixas.

 Fonte: http://anasoares1.wordpress.com/2011/01/31/som-e-caracteristicas-do-som-frequencia-amplitude-e-timbre/

Fonte: http://anasoares1.wordpress.com/2011/01/31/som-e-caracteristicas-do-som-frequencia-amplitude-e-timbre/

Podemos dizer que dentro de nosso espectro de gama (nossa visão), a frequência mais rápida, ou (alta frequência), é representada pelas cores mais frias, acabando nos violetas, e as baixas frequências, pelas cores mais quentes, acabando nos vermelhos.

Alguns filtros adaptados para câmeras fotográficas conseguem registrar algumas frequências de cores infravermelhas e ultravioletas, mas não em toda sua amplitude. O resto das frequências só conseguimos ter acesso com equipamentos especializados, poderosos e caríssimos.

Não vou me aprofundar muito no assunto das frequências pois entraríamos em uma aula de física, que não é o objetivo deste post, mas fiz essa "pequena introdução" para que você possa saber que o mundo é muito maior do que nós conseguimos sentir ou ver.

Conclusão: Não se desanime por causa das perdas de gama que suas fotos terão no decorrer de todos esses processos. Milhares de fotos são impressas e compartilhadas todos os dias e são apreciadas por conseguirem resultados incríveis.

Acredito ainda que num futuro próximo teremos sistemas de impressão e monitores cada vez melhores, que possam reproduzir cores bem próximas as da visão humana. Já sei de algumas TVs de plasma que conseguem abranger até mais cores que nossos olhos podem ver. Outra nova tecnologia são dos monitores de O-LED mas isso já é para outro post.

Um conselho? Clique sua cena com sua câmera mas também clique com seus olhos. Imagine que a cada piscada você registra uma foto em sua mente daquela beleza incrível, recheada de um gamut de cores que não conseguirá mais representar com a mesma plenitude. Aproveite o momento e clique sempre!